quinta-feira, 14 de outubro de 2021

MOTO TOMADA DE ASSALTO NA ZONA RURAL DE IBIRAJUBA.

O crime aconteceu na manhã desta quarta-feira (14/10) no Sítio Gavião,  zona rural de Ibirajuba no agreste de Pernambuco.

Segundo as informações a vítima trafegava em sua moto Honda Bros, Vermelha, ano de fabricação 2009, placa KKJ-5199, quando foi abordado por dois assaltantes armados que estavam em uma moto de características não anotadas, obrigaram o agricultor a parar, ameaçando atirar em sua cabeça. Os bandidos fugiram do local levando a moto e uma quantia em dinheiro.

A polícia da cidade de Ibirajuba foi comunicada e deve investigar o caso.   

GOVERNO DE PERNAMBUCO CONCLUI PROPOSTA PARA PEDÁGIO DE TRÊS RODOVIAS DO ESTADO.

Projeto será apresentado em duas audiências públicas programadas para novembro. Investimentos privados serão de R$ 2,2 bilhões.
Um investimento privado de R$ 2,2 bilhões a ser aplicado no período de 30 anos em três rodovias estaduais em Pernambuco:
PE-60, a mais famosa por ser o principal acesso ao Litoral Sul do Estado e que faz divisa com o estado de Alagoas; a PE-90, que liga Toritama, no Agreste, ao município de Carpina, na Zona da Mata Norte; e a PE-50, que liga Limoeiro à BR-232, também no Agreste pernambucano. Essa é a proposta inicial elaborada pelo governo de Pernambuco dentro do Programa de Parcerias Estratégicas, que está abera para consulta pública a partir desta quinta-feira (14/10) e que será apresentada à população em duas audiências públicas programadas para o mês de novembro de 2021. A previsão, se tudo der certo, é lançar a licitação pública até o fim do segundo semestre de 2022. 

A proposta prevê cinco praças de pedágio nas três rodovias: duas na PE-60, duas na PE-90 e uma na PE-50. E tarifas que, a preços de outubro de 2020, iriam variar de R$ 5,90 a R$ 7,87 - esse último valor é o máximo praticado pela Concessionária Rota do Atlântico, que dá acesso ao Complexo Portuário de Suape e à Praia de Porto de Galinhas, no Litoral Sul, por exemplo. No total, serão 234 km que poderão passar a ser geridos e operados por concessionárias, em contratos de três décadas. Essas três rodovias têm, juntas, um tráfego de 25 mil veículos por dia, divididos na seguinte grandeza: PE-60 com 12 mil veículos/dia; PE-90 com 8 mil veículos/dia; e PE-50 com 5 mil veículos/dia.

As três PEs fazem parte de um estudo de viabilidade de concessão pública desenvolvido desde 2020 pela Secretaria de Planejamento de Pernambuco. Foram escolhidas pelo volume de tráfego e importância econômica no Estado. Dos R$ 2,2 bilhões, R$ 1,13 bilhão serão investidos e R$ 1,14 bilhão serão custos operacionais (equipamentos e atendimentos que deverão ser prestados, além de manutenção.

DUPLICAÇÃO PARCIAL
As rodovias não serão totalmente duplicadas - é fundamental informar esse detalhe, já que sempre que se fala em estradas pedagiadas, a população associa imediatamente à duplicação. Pela proposta, a PE-60, por exemplo, terá praticamente metade da extensão em pista dupla - dos 86,5 km, 44,70 km serão duplicados. Além disso, terá o acostamento implantado em 25 km e a terceira faixa em outros 3,6 km. Já e PE-60, a segunda mais importante do pacote de concessões, terá 36,10 km em pista dupla dos 107,6 km que compõem suas extensão. Também terá acostamento implantado em 53 km e a terceira faixar em outro 4,4 km. A PE-50, por outro lado, não será duplicada nos 40,5 km de extensão. Mas ganhará acostamento em 39 km.

Segundo o secretário-executivo de Parcerias e Estratégias do Estado, Marcelo Bruto, quem coordena os estudos, o Estado buscou um projeto viável, que não impactasse tanto no valor da tarifa de pedágio. "Nós demos o peso que cada uma das três rodovias possuem para o Estado. a PE-60, por exemplo, receberá mais investimentos do que a PE-90, que receberá mais do que a PE-50. Essa foi a lógica. Buscamos priorizar a segurança viária acima de tudo, inclusive com a oferta de serviços e atendimentos necessários nas concessões. Mas não tínhamos como propor a duplicação das três e em toda a extensão. Isso impactaria demais no preço das tarifas a ser cobrada da população", explicou.

A menor tarifa, inclusive, será o fator determinante na futura licitação. Quem oferecer o valor mais baixo atendendo às exigências mínimas da proposta vencerá a disputa. "É preciso considerar a precária situação das rodovias públicas do País, que também se reflete em Pernambuco. As três PEs que estão no pacote de concessões, por exemplo, têm 50% dos acostamentos existentes classificados como ruins e 34% do trecho total necessitando de reforço estrutural do pavimento. Ou seja, se fossemos duplicar tudo, o custo seria muito maior e poderia inviabilizar a concessão", reforça o secretário. Os estudos das possíveis concessões foram feitos por uma equipe do Bando Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

CONSULTA E AUDIÊNCIA PÚBLICAS
A consulta pública será disponível no site www.parcerias.pe.gov.br até o dia 19 de novembro. Pela importância e detalhamento das propostas, as rodovias foram separadas na consulta pública. A da PE-60 será no dia 10/11 e a das PEs 90 e 50 acontecerá no dia 11/11. "Nós queremos discutir com a população e fazer as mudanças que forem importantes e necessárias. No interessa sabe se estamos pronto para adotar uma política de concessões rodoviárias por 30 anos, se a tarifa a se cobrada é socialmente justa, se os investimentos previstos estão adequados e, principalmente, se a localização das praças de pedágio está adequada. Por isso convidamos a todos para conhecer a proposta e fazer um bom debate", reforçou Marcelo Bruto.
fonte: NE10/JC. 

CRÔNICA DE MARIO SANTOS

Ponto, Vírgulas e Reticências ... 
Ao cair da tarde, uma estrela majestosa e de beleza plena, beija às pétalas de mais linda açucena. 
O orvalho mostra no silêncio a sua candura.
Nesse universo, de distância e saudade, a felicidade é bênção futura.
Nos traços do destino, a brisa da noite escreve sue poemas, sigilosa harmonia, de conta e dilemas.
São extratos da alma gêmea, de uma noite calma e serena, onde os astros, se embriagam no enredo do mais reluzente cinema. 

quarta-feira, 13 de outubro de 2021

13 DE OUTUBRO - DIA DO FISIOTERAPEITA



Nossos parabéns para todo esses profissionais dedicados cuidado para o bem estar físico dos seus pacientes.






O QUE FAZ UM FISIOTERAPEUTA?
O fisioterapeuta estuda, diagnostica, previne e trata os distúrbios cinético-funcionais do corpo humano, ou seja, as alterações de órgãos e sistemas humanos que prejudicam a sua biomecânica, como os movimentos.
Assim sendo, o fisioterapeuta é o profissional da área da saúde que irá executar métodos e técnicas médicas e fisioterápicas, a fim de restaurar a capacidade física do paciente, devolvendo-lhe os movimentos e sensações perdidos. Entre os procedimentos, o fisioterapeuta pode recomendar ao paciente atividades como massagem, ginástica e o uso de equipamentos especiais.

Normalmente, o fisioterapeuta atende pacientes com problemas físicos resultantes de acidentes, falhas na postura e até malformação genética. Costuma atender pacientes como idosos, crianças, gestantes, atletas, pessoas com deficiência ou que sofreram alguma lesão ou têm dores crônicas no corpo.

ORIGEM DO DIA DO FISIOTERAPEUTA
A data foi criada através do Decreto-Lei n° 938, de 13 de outubro de 1969, que regulamenta a atividade desses profissionais no Brasil.

Em 1975, também foi decretada a lei n° 6.316, que define todos os direitos e deveres que os fisioterapeutas possuem em território nacional.

Em 2015, a Presidente Dilma Rousseff sancionou a Lei nº 13.084, de 8 de janeiro de 2015, que institui oficialmente o dia 13 de outubro como Dia Nacional do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional. 

OPORTUNIDADES: SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE PERNAMBUCO IRÁ ABRIR CONCURSO COM 3.500 VAGAS PARA PROFESSOR(A).

O governo de Pernambuco anunciou na manhã desta quarta-feira (13/10), que vai abrir 3.500 vagas para professores atuarem na rede pública do estado. As vagas serão preenchidas por meio de um concurso público promovido pela Secretaria de Educação estadual.

"O Edital", com o cronograma e demais informações, será divulgado em breve. O concurso irá ofertar vagas pra professores de todas as disciplinas da Educação Básica, da Educação Profissional de Educação Especial. Como esse concurso, a Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco visa contratar profissionais qualificados, reforçando o time do Governo do Estado com a perspectiva de contribuir com a rede de ensino no longo prazo, bem como a necessidade de repor o quadro de profissionais que se aposentaram nos últimos anos, além dos demais afastamentos de servidores que geraram lacuna permanente.
"Este é o maior concurso da história da Secretaria e possibilitará a oferta de vagas em todos os municípios do território estadual. Esta é uma excelente oportunidade para os cidadãos ingressarem no time de profissionais da educação que mais de destaca no Brasil". afirmou o secretário de Educação e Esportes de Pernambuco, Marcelo Barros." 
fonte: NE10/JC.

13 DE OUTUBRO - DIA INTERNACIONAL PARA A REDUÇÃO DE DESASTRES NATURAIS.

Prevenção, mitigação e preparação são os motes da Dia Internacional para a Redução de Catástrofes.

A ORIGEM DO DO
A data foi criada em 1989 com o intuito de alertar as nações para a necessidade de adoção de políticas relativamente as desastres naturais. Neste dia os países e os cidadãos são convidados a fazerem parte da edificação de uma comunidade mais resiliente e desastres naturais.

terça-feira, 12 de outubro de 2021

12 DE OUTUBRO - DIA DAS CRIANÇAS

FELIZ DIA DAS CRIANÇA
S! E que mesmo depois de adultos permaneça em nós um pouco da mágica infantil. 

ORIGEM DO DIA DAS CRIANÇAS NO BRASIL
A proposta para a criação desta date é de autoria do deputado federal fluminense Galdino do Valle Filho. Após a sua aprovação, surgiu o Decreto n° 4867, de 5 de novembro de 1924, que oficializou o dia 12 de outubro como o Dia das crianças.  


12 DE OUTUBRO

DIA DE NOSSA SENHORA DE APARECIDA

A Igreja Católica comemora hoje o dia da Padroeira do Brasil Nossa Senhor da Conceição Aparecida.

O dia 12 de outubro é considerado feriado nacional, por meio do decreto lei 6.802 como forma de homenagear a Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Rainha e padroeira do Brasil.

HISTÓRIA
Segundo relatos registrados nos livros da Paróquia de Santo Antônio de Guaratinguetá, a imagem da Santa apareceu na segunda quinzena de outubro de 1717, no vale do Rio Paraíba do Sul (chamado na época de Rio Itaguaçu), em São Paulo. 

Na época, o governador da província de São Paulo e Minas Gerais, Dom Pedro de Almeida – também conhecido como Conde de Assumar – resolveu fazer uma visita na Vila de Guaratinguetá, antes de seguir viagem para Vila Rica, em Minas Gerais. 

A população então decidiu organizar uma festa de boas-vindas para receber o Conde de Assumar. Para prepararem a comida, os pescadores Domingos Garcia, João Alves e Filipe Pedroso tiveram a dura missão de fisgar muitos peixes no Rio Paraíba do Sul. 

Como em outubro não era temporada de pesca, os três ficaram por horas tentando pegar peixes, mas sem sucesso. Eles chegaram até fazer uma oração, pedindo ajuda à Virgem Maria, mãe de Deus. 

Após inúmeras tentativas, já na altura de Porto Itaguaçu e quase desistindo da pescaria, João Alves lançou a rede pela última vez, e acabou pegando a imagem de uma santa degolada. Muito emocionado e achando que era um sinal divino, o pescador jogou a rede novamente, e assim, conseguiu fisgar a cabeça da santa. 

Ao juntarem e limparem a escultura, os pescadores viram que a imagem era de Nossa Senhora da Conceição, figura de Virgem Maria. A partir daquele momento, as redes encheram-se de peixes, a ponto do barco quase afundar, sendo considerado então um verdadeiro milagre pelos pescadores e por todo o povo de Guaratinguetá. 
Como a santa foi “aparecida”, eles nomearam a imagem de Nossa Senhora Aparecida. 

CRÔNICA DE MÁRIO SANTOS

A CRÔNICA DO MEU SENTIMENTO.

A casa Velha
Já se passarão muito anos, mas às recordações ainda estão muito presentes. Sei detalhar tim-tim por tim-tim da velha casa onde passei toda a nossa infância. 
Três quartos, uma sala, uma cozinha pequena, um banheiro bem simples. A cor das paredes, eram todas brancas, com portas e janelas azuis. E uma linda goiabeira no fundo do quintal, onde fazia sobra pra mim brincar. 
Os talheres todos nas cores verde e azul, mamãe os guardava com maior carinho. 
Nas noites de lua, falávamos com às estrelas estampadas no véu prateado, que forrava o infinito céu.
Bem no pezinho das paredes havia vários pés de Dama-da-noite, onde minha alma criança ficou presa, entre o doce perfume e a dor da saudade. 
Naquele castelo de sonhos, tive tristezas e alegrias, que se entrelaçaram ao meu espírito e descerão comigo a sepultura. Ao vê os torrões da casa velha, onde papai e mamãe fizeram planos com suor e lágrimas, morro e ressuscito. Não ao terceiro dia, mas todos os dias, numa lembrança repleta de gratidão, de quem foi feliz e não sabia.      

segunda-feira, 11 de outubro de 2021

CRÔNICAS DE MÁRIO SANTOS.

 PONTO, VÍRGULA E RETICÊNCIAS!
VIDA
Pensando bem, não sei quem vida tem. Às pedras? Jesus disse que elas o clamarão. Ou seria à ruas a vida em si? Não vida que respira e se alimenta, mas vida que não se vê, vida que se inventa. 
Falo de vida alheia, vida sem morte, a sorte que mata a morte, e nunca morre. A vida, retratada na ingratidão, no silêncio, na solidão. A idolatria dos egoístas, que nada é, se não a vida morta em um cérebro limitado ao vazio. Vida, alfaiate das cortinas do mistério, dos túmulos caiados, do aguilhão, do necrotério.
Vida, Diz-me o que é? O tudo, o nada, a decadência da Fé...  

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