sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

APÓS AMEAÇA DO GOVERNO DE FECHAMENTO, VEJA COMO SERÁ A FISCALIZAÇÃO EM PRAIAS DE PERNAMBUCO NO FIM DE SEMANA.

Em final de semana decisivo para circulação nas praias em Pernambuco, fiscalização é intensificada.
Em meio a alta na disseminação do coronavírus, os olhos dos pernambucanos estarão voltados para o litoral sul do Estado neste final de semana, 16 e 17 de janeiro. Isto porque, durante última coletiva de imprensa, o secretário da Saúde de Pernambuco, André Longo, foi enfático ao afirmar que, caso sejam registradas novas aglomerações, será decretado o fechamento das faixar de areia.,
No mesmo dia, foi anunciada a proibição do uso de som em comércio de praia, bares, restaurantes e demais estabelecimentos, por ser considerado, pela pasta, como "fator de aglomeração".

No Recife, o reforço na fiscalização nas orlas de Boa Viagem, Pina e Brasília Teimosa, na Zona Sul do município, foi feito no último sábado (9/1). A mesma ação, que contou com cerca de 150 profissionais, acontecerá novamente neste final de semana. O trabalho é realizado por profissionais da Vigilância Sanitária (Visa) da Secretária de Saúde; das Secretarias de Turismo e Lazer, Política Urbana e Licenciamento; Governo, além do Gabinete de Comunicação, Guarda Municipal e Polícia Militar de Pernambuco. Eles atuam em quatro trechos distintos definidos pela Diretoria de Controle Urbano (Dircon) e circulam tanto pelo calçadão como pela faixa de areia, orientando os banhistas e os cerca de dois mil trabalhadores da praia cadastrados na Dircon.

Durante a ação, segundo a gestão, os profissionais da Prefeitura observaram o uso de máscara pelos comerciantes; se cada barraca está com a quantidade exata de cadeiras permitida; se há distanciamento adequado; entre outras medidas. Além das orientações passadas pelos arte-educadores e inspetores aos barraqueiros e banhistas, o trabalho também contou com distribuição de 4 mil máscaras e material informativo sobre os cuidados via QR Code, para evitar o contato físico da panfletagem.

A prefeitura de Ipojuca reforçou, desde a última sexta-feira (8/1), operação de fiscalização que envolve em torno de 50 pessoas e 12 secretarias municipais, além da Vigilância Sanitária do Ipojuca e o Procon municipal na praia de Porto de Galinhas das 8 horas às 0h horas. A medida visa verificar o cumprimento dos decretos na praia mais popular do Estado.

"Temos algumas secretarias que fazem a parte do controle de fiscalização, e as que fazem a parte mais informativa aos turistas", explica o secretário de Defesa Social de Ipojuca, Osvaldo Morais. "O controle urbano, equipes da vigilância sanitária e o Procon fiscalizam bares, ambulantes, restaurantes, barraqueiros. Já o turismo e assistência social ofertam mascaras e álcool em gel e orientam sobre o uso". Segundo ele, a praia foi escolhida por ser a que mais registra aglomerações. "Temos foco em porto, mas temos ações também nas praias de Muro Alto, Maracaipe e Serrambi.

Em Olinda, será realizada uma ação conjunta entre a Prefeitura e o Governo do Estado para orientar e fiscalizar comerciantes e a população sobre os novos decretos estaduais. Agentes da Guarda Municipal, Controle Urbano, Trânsito e Vigilância Sanitária da Prefeitura percorrem as praias das 9 horas às 12 horas e das 14 às 17 horas, no sábado (16/1) e no domingo (17/1).

Além disso, haverá patrulha da Polícia Militar com duas guarnições táticas e dois motociclistas, assim como uma equipe da Ciatur. A Secretaria de Patrimônio, Cultura, Turismo, Desenvolvimento Econômico e Teconologia da prefeitura distribuirá máscaras e cópias do decreto nas faixas de areia, e orientará sobre o distanciamento social adequado. Servidores da Secretaria de Turismo e Lazer também auxiliam a operação. O procon-PE também vai fiscalizar os bares e restaurantes da orla.

As praias de Jaboatão dos Guararapes também recebem reforço na fiscalização ainda no último final de semana, e esquema dever se repetir neste sábado (16/1) e domingo (17/1). Cerca de 120 agentes são distribuídos na praias de Piedade, Candeias e barra de Jangada, para evitar aglomerações e exigir o cumprimento dos protocolos de segurança para o Covid - 19.
Fonte: JC

terça-feira, 12 de janeiro de 2021

GLOBO É DETONADA E ACUSADA DE 'PASSAR PANO' PARA O GOVERNO NO JORNAL NACIONAL.

 A emissora levou ao ar uma matéria sobre economia que acabou gerando uma onda de crítica ao JN.
Na noite desta segunda-feira (11), a TV Globo levou ao ar mais um edição do 'Jornal Nacional', que deu destaque para a notícia da saída da montadora Ford do Brasil, aumentando a crise econômica que o país vem enfrentando, uma vez que milhares de trabalhadores serão demitidos. 

Porém, na matéria apresentada pelo telejornal, os telespectadores tiveram a sensação que a posição editorial da emissora estaria defendendo o governo ao tirar a 'responsabilidade' dos problemas financeiros do Brasil da equipe do ministro Paulo Guedes. 

Momentos depois, os internautas acusaram a emissora de 'passar pano' para o governo Bolsonaro: "O JN deu espaço para economistas pró-governo fantasiarem a situação do país e pedirem mais reformas econômicas. Um absurdo!", "Os apoiadores de Bolsonaro reclamam da Globo, mas emissora primeiro defendeu Moro, Lava Jato e o plano de chegada ao poder de Bolsonaro e agora fica passando pano para esse desastre que temos no governo" e "O Jornal Nacional escalou um time de 'especialistas' para dizer que a retomada de crescimento passa por cortar gastos (mais?) e fazer reformas (as mesmas que já não geram empregos e nem atraíram investimentos). É como receitar cloroquina contra Covid, não tem eficácia!", foram alguns comentários.
Fonte: Notícias ao Minuto.

FECHAMENTO DA FORD NA BAHIA DEIXA 12 MIL TRABALHADORES DESEMPREGADOS.

Montadora encerra atividades no Brasil e trabalhadores fazem manifestação.
A Fort, empresa surpreendeu a todos do setor, quando através de comunicado nesta segunda-feira (11/1) enviado para suas concessionárias que irá encerrar a produção de carros no Brasil este ano. 

Após 20 anos, o Complexo Industrial Ford Nordeste, em Camaçari, encerrou ontem as suas atividades. A montadora norte-americana anunciou que vai deixar de produzir veículos no Brasil. Na planta industrial baiana, que fabricava o KA e  Ecosport, e em Taubaté (SP), onde eram feitos motores e transmissões, a interrupção das atividades já aconteceu. Até o final deste ano, a Ford pretende encerrar a operação da Troller, e Horizonte (CE).

A empresa prevê despesas decorrentes da decisão na ordem de US$ 4,1 bilhões. Aproximadamente US$ 1,6 bilhão será relacionado ao impacto contábil atribuído à baixa de créditos fiscais, depreciação e amortização de ativos fixos. Nesta conta, entram incentivos fiscais concedidos pelo governo da Bahia. Os valores remanescentes de aproximadamente US$ 2, 5 bilhões impactarão diretamente a caixa e estão, em sua maioria, relacionados a compensações, rescisões, acordos e outros pagamentos.

A estimativa do Sindicato os Metalúrgicos de Camaçari é a de que a decisão custe os empregos de 12 mil trabalhadores diretos - 5 mil da Ford e outros 7 mil de empresas que forneciam matérias-primas para a montadora, chamadas de sistemistas. O diretor do sindicato, Júlio Bonfim, acrescenta que a medida compromete outros 60 mil empregos indiretos. Hoje, às 5h30 está prevista uma manifestação em frente a fábrica.

"São 12 mil trabalhadores diretos e em torno de 60 mil trabalhadores indiretos que serão impactados. Estamos falando de 72 mil famílias. é um impacto muito grande na economia", acredita Júlio Bonfim. Segundo ele, permanecem apenas em torno de 600 pessoas, que irão atuar no centro de desenvolvimento que a empresa deve manter na Bahia.

Segundo o presidente da Forte na América do Sul,  Lyle Watters, as dificuldades vinham sendo enfrentadas desde 2013. "Desde a crise econômica em 2013, a Ford América do Sul acumulou perdas significativas e nossa matriz tem auxiliado nossas necessidades de caixa, e que não é mais sustentável", explicou.

Este cenário teria sido agravado pela situação cambial atual e pela pandemia do novo coronavírus. "A recente desvalorização das moedas na região aumentou os custos industriais além de níveis recuperáveis e a pandemia global ampliou os desafios, gerando uma capacidade ociosa ainda maior, com redução nas vendas de veículos na América do Sul, especialmente no Brasil", destacou. 

Segundo Lyle Watters, a Ford teria tentado manter as unidades de produção em funcionamento de todas as maneiras possíveis. "Essa decisão foi tomada somente após perseguirmos intensamente parcerias e a venda de ativos. Não houve opções viáveis", ressaltou.
Fonte: JC.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2021

ELEIÇÕES 2020: QUEM TRABALHOU DIRETAMENTE PODE TER BOLSA FAMÍLIA CANCELADO

O ministério da Cidadania iniciou uma ação de verificação das informações de pessoas cadastradas no programa Bolsa Família que, de alguma forma, participaram das campanhas eleitorais de 2020.
Reportagem: Janary Bastos Damacena
 
O Ministério da Cidadania iniciou uma ação de verificação das informações de pessoas cadastradas no programa Bolsa Família que, de alguma forma, participaram das campanhas eleitorais de 2020. Serão analisados os beneficiários que foram identificados como doadores de recursos financeiros, prestadores de serviços em campanhas eleitorais, candidatos a cargos eletivos com patrimônio incompatível com as regras do programa (conceitos de pobreza e extrema pobreza referidos no Art. 2° da Lei n° 10.836/2004 ou candidatos eleitos nas eleições de 2020. 

Desta maneira, foram encontradas incoerências que acarretaram o cancelamento de algumas contas do programa, como destaca a diretora do Departamento de Operações da Secretaria Nacional de Renda de Cidadania, Marina Carvalho de Lorenzo. 

“Com base em um cruzamento de informações do Cadastro Único e dos registros do Tribunal Superior Eleitoral, foram identificados quatro tipos de situações: pessoas que fizeram doação de recursos para as campanhas; prestadores de serviço; candidatos que declararam patrimônio superior à renda permitida no Bolsa Família; e candidatos que se elegeram. Essas famílias tiveram seus benefícios bloqueados ou cancelados, e serão avisados por meio de mensagem no extrato de pagamento”, explicou a diretora. 

As pessoas que tiveram o bloqueio ou cancelamento no Bolsa Família, devem procurar um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou um Centro de Atendimento do Bolsa Família no seu município para realizar uma atualização do cadastro. As informações mais detalhadas sobre esse procedimento podem ser conferidas na Instrução Normativa n° 02/2021 no Diário Oficial da União ou pelo portal do Ministério da Cidadania. 

Essa avaliação do governo federal é importante, também, para evitar que novos políticos eleitos sejam beneficiados de forma errônea. Para o analista de risco político, Matheus Albuquerque, quando estamos falando sobre representantes eleitos que utilizam programas sociais, como o Bolsa Família ou acesso ao Auxílio Emergencial, é importante levantar a questão da figura pública e sua função na sociedade. 

“O papel do representante eleito não é somente o de executar o mandato, mas também exemplo do que é ser um bom cidadão. E, nesse sentido, quando um candidato eleito se utiliza de programas sociais de forma indevida, de certa forma ele impulsiona os seus eleitores a fazerem o mesmo. Isso cria uma lógica de desconfiança, o que é prejudicial para todo o sistema eleitoral, democrático e de avanços”, detalhou o analista. 

Camila Fidélis Gomes tem 25 anos e mora no município de Jundiaí, localizado no interior de São Paulo. A moça passa por dificuldades financeiras e, por isso, é beneficiária do Bolsa Família. Diante da suspeita de políticos fazendo uso indevido do programa, Camila defende uma fiscalização rigorosa. “Eu recebo o Bolsa Família e acho certo ter uma fiscalização, principalmente para não ter políticos recebendo os benefícios que são para pessoas que precisam realmente dessa ajuda”, ressaltou a jovem. 

Segundo o Ministério da Cidadania, essa ação está sendo realizada com o objetivo de aprimorar o Cadastro Único e, desta forma, garantindo que os benefícios do programa Bolsa Família cheguem às pessoas com maior necessidade de ajuda do governo.
Fonte: Brasil 61

MINISTÉRIO DA SAÚDE FORMALIZA COMPRA DE 46 MILHÕES DE DOSES DA CORONAVAC JUNTO AO INSITUTO BUTANTAN.

Há previsão de aquisições de mais de 54 milhões de doses até o fim de 2021. Previsão mais otimista para início da vacinação é 20 de janeiro, projeto ministro da saúde.
Reportagem Felipe Moura


O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou que a pasta fechou contrato com o Instituto Butantan, nesta quinta-feira (7/1), para compra de 46 milhões de doses da CoronaVac, a vacina contra a Covid-19 produzida pelo laboratório chinês Sinovac. Segundo o ministro, o acordo prevê a entrega das doses até abril e a aquisição de mais 54 milhões até o fim do ano, totalizando 100 milhões de doses. 

Nunca abandonamos as negociações com o Butantan. Se não é o maior, é o segundo maior produtor de vacinas para o ministério. Estamos, hoje, fechando um contrato para a aquisição de 100 milhões de doses, que é o máximo que ele consegue produzir.  A partir deste momento, toda a produção do Butantan será incorporada ao Plano Nacional de Imunização”, disse o ministro em coletiva de imprensa no Palácio do Planalto. 

De acordo com o Diário Oficial da União, as 46 milhões de doses iniciais vão ter um custo de R$ 2,67 bilhões. Ainda durante a entrevista, o secretário executivo, Elcio Franco, esclareceu que a compra de mais 54 milhões de doses é uma opção do contrato assinado hoje, que o Ministério da Saúde poderá exercer futuramente, uma vez que não há orçamento para esse quantitativo. 

Atualmente, o Instituto Butantan já possui 11 milhões de doses da vacina CoronaVac em solo brasileiro, das quais 6 milhões foram importadas da China e 5 milhões produzidas pelo laboratório no Brasil. Com as 100 milhões de doses do Butantan, o ministro reafirmou que o Brasil vai contar com 354 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 até o fim do ano. O restante virá, segundo ele, do imunizante produzido pela Universidade de Oxford e pela farmacêutica AstraZeneca. 

Pazuello disse, também, que há negociações em andamento com outros três laboratórios para aquisição da vacina, que são da Johnson & Johnson, Moderna e Pfizer. Em relação às tratativas para aquisição do imunizante da Pfizer, cuja aplicação para uso emergencial já ocorre em alguns países, o ministro revelou que a empresa teria imposto algumas exigências para assinatura de um contrato com o órgão, “que não são autorizadas pela legislação brasileira". 

Entre as imposições estariam isenção total e permanente de responsabilização civil por efeitos colaterais advindos da vacinação, transferência do foro de julgamento de possíveis ações judiciais para fora do Brasil e disponibilização permanente de ativos brasileiros no exterior para criação de um fundo caução para custear possíveis ações judiciais. 

“Não podemos assinar dessa forma”, cravou Pazuello. 

O ministro da Saúde também traçou cenários para o início da imunização da população brasileira. O mais otimista deles seria a partir de 20 de janeiro. Na segunda hipótese, entre 20 de janeiro e 10 de fevereiro. Por fim, entre 10 de fevereiro e meados de março. “A nossa proteção é a Anvisa. A agência reguladora é quem vai atestar a eficácia e a segurança das vacinas. Ela está empenhada em ser célere, rápida e efetiva. Na melhor hipótese, a vacinação começa em 20 de janeiro, caso a Anvisa dê a autorização. Na hipótese mais alongada, até meados de março, que seria caso o registro ou produção tivessem percalços”, destacou. 

Segundo Arnaldo Medeiros, secretário de Vigilância em Saúde, caso tudo dê certo e a vacinação comece no dia 20 deste mês, o PNI já teria cerca de 8 milhões de doses da vacina disponíveis para distribuição para estados e municípios. “Na perspectiva de que teremos dois milhões da AstraZeneca e com 6 milhões após o contrato assinado com o Butantan, se essas autorizações forem obtidas, seriam oito milhões de doses para iniciarmos a vacinação da nossa sociedade”, detalhou. 
Fonte: Brasil 61.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

NÚMERO DE OCUPADOS NO AGRONEGÓCIO CRESCE EM 1,3% NO TERCEIRO SEMESTRE DE 2020.

Segundo pesquisadores do Cepea, esse comportamento é um indicativo de recuperação no mercado de trabalho do setor após o período considerado, até então, o mais crítico em termos dos efeitos da pandemia de Covid-19.
Reportagem Rafaela Gonçalves
Ouça a Reportagem


A população ocupada no agronegócio cresceu 1,3% no terceiro trimestre de 2020, frente ao trimestre anterior. Com a alta o número chega a 16,94 milhões de pessoas, de acordo com pesquisas do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP. 

A recuperação foi influenciada pelas ocupações na agropecuária. Segundo pesquisadores do Cepea, esse comportamento é um indicativo de recuperação no mercado de trabalho do setor após o período considerado, até então, o mais crítico em termos dos efeitos da pandemia da Covid-19. 

Diante desses movimentos, a participação do agronegócio no mercado de trabalho brasileiro alcançou 20,55% no terceiro trimestre de 2020. Em relação aos rendimentos efetivos mensais, entre os terceiros trimestres de 2019 e de 2020, houve aumento real na média para os empregados (4,8%) e para os empregadores (5,7%); mas queda para trabalhadores por conta própria (4,2%).
Fonte: Brasil 61.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

PREFEITA DE IBIRAJUBA TESTA POSITIVO PARA COVID-19.

A prefeita do Município de Ibirajuba MARIA IZALTA comunicou nesta quarta-feira (6/1) que testou positivo para o Covid-19).

O teste foi realizado na manhã desta quarta-feira, ela informou ainda que está assintomática e que está seguindo todos os protocolos médicos e que devido a esse fato todo o agendamento público da prefeita ficam suspensos e retomará após o período de isolamento.

Além da prefeita outros membros de sua equipe de governo também foram diagnosticados com a vírus: O esposo da prefeita Severino Lopes (Secretário de Finanças), a Secretária de Governo Ellen Karla encontra-se internada; e o Secretario de Agricultura Celso Justino.

Outros funcionários encontra-se em monitoramento domiciliar aguardando resultados de exames

sábado, 2 de janeiro de 2021

VEREADOR MANO FOI ELEITO PRESIDENTE DA CAMARA DE VEREADORES DE IBIRAJUBA.

A eleição da Mesa Diretora da Câmara dos Vereadores de Ibirajuba, foi realizada nesta sexta-Feira (1/1). 

Apenas uma chapa concorrente foi registrada, formada pelos vereadores MANOELSON RODRIGUES PATRICIO (Mano); ADNILSO ALVES DOS SANTOS (Adnildo da Ambulância) e GILVAN MARINHO PONTES (Dr. Gilvan), respectivamente Presidente, 1° Secretario e 2° Secretario.

Após votação direta e secreta, a chapa eleita foi aceito por 7 votos a favor e dois em branco.

A mesa diretora para o biênio 2001 - 2002 ficou definida da seguinte composição:

Presidente - MANOELSON RODRIGUES DOS SANTOS
1° Secretário - ADNILDO ALVES DOS SANTOS
2° Secretário - GILVA MARINHO PONTES. 



PRIMEIRA MULHER ELEITA PARA PREFEITA DE IBIRAJUBA, TOMOU POSSE NESTA SEXTA-FEIRA.

A prefeita eleita de Ibirajuba, Maria Izalta, tomou posse na tarde desta sexta-feira (1/1). A cerimônia foi realizada na Câmara de Vereadores de Ibirajuba. A sessão também deu posse ao Vice prefeito Adálio Alves e aos 9 (nove) vereadores eleitos para o mandato 2021 a 2024.

Izalta foi eleita como a primeira mulher para comandar a prefeitura de Ibirajuba. Ela obteve 3.396 votos, o que equivale a 58,80% do total de votos válidos.  

Após a cerimônia de posse aconteceu na sede do governo municipal a solenidade do hasteamento da bandeira, e a entrega da chave da prefeitura. 

Na ocasião a prefeita anunciou o nome de parte de sua equipe  de governo, composta pelas seguintes pessoas: 

Secretária de Governo - Ellen Karla Patrício

Secretario de Saúde - Jessé Dias Gonçalves

Secretária de Educação - Francisca Simplício

Secretario de Finanças - Severino Lopes Gama

Secretario de Administração - Ticiano Rafael Bessa

Secretario de Agricultura - Celso Justino

Secretario de Infraestrutura - Marcos Antônio Alexandre da Silva

Secretaria de assistência Social - Cláudia Roberta

Coordenadoria da Mulheres - Thais de Amorim

Casa das Juventudes - Maria Gabriela Verissimo 

Procuradores Municipais - Antonildo Alves de Oliveira 

Assessoria Jurídica municipal - Jessica Rodrigues e Thais Dominique

Diretoria de Eventos e Comunicação - Carlos Bezerra

Diretoria de Transporte - Flávio Hudson

Diretoria de Esportes - Erivaldo Gonçalves (Petinha)

Funpreibi - Márcio Elson Rodrigues

Contadores - Luciano Flávio e Gustavo Caldas

Diretor Hospitalar - Geraldo Rocha

Diretor de Recursos Humanos - Renilson Dias

Diretor do Hospital - Eduarlo Jacinto

Diretor de Contabilidade - Williama James Pereira 

Diretor de Obras - José Adilson da Silva (Pinduca)

Tesoureira - Maria Guedeline Lima

Diretora da Escola Josefa Paulina de Souza - Alvanires Franksuellen

Diretora da Escola Julieta Gomes - Givaneide Bezerra

Diretor da Escola Dom João da Mata do Amaral - Inaldo José de Amorim.

Diretora da Creche Maria Pereira de Couto - Rosana Fagundes

Diretora da Creche José Ramos - Risoneide Valença.

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