sábado, 15 de fevereiro de 2025

PESQUISA MOSTRA QUE LULA TEM A MENOR APROVAÇÃO DOS SEUS TRÊS MANDATOS.

A pesquisa ouviu 2.007 eleitores de 113 cidades entre segunda-feira (20/2) e terça-feira (11/2). A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Nova pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (14/2), aponta nova queda na aprovação do Presidente LULA (PT), chegando a 24%, representando a menor aprovação dos três mandatos do petista à frente da Presidência da República. A queda na aprovação foi de nove pontos percentuais em comparação ao último levantamento, realizado em dezembro de 2024.

De acordo com o Datafolha, os números da pesquisa divulgada nesta sexta-feira (14/2) representam o pior nível de aprovação e a maior reprovação de todos os três mandatos de Lula à frente da Presidência da República.

Até então, o pior índice do governo lula havia sido atingido em 2005, nos meses de outubro a dezembro. À época, a gestão petista enfrentava a crise do mensalão. Já o maior índice de ruim e péssimo tinha siso registrado em dezembro de 2024, com 34%.

Ainda de acordo com o novo levantamento, 41% dos entrevistados reprovam o governo Lula, também representando recorde nos três mandatos. Em dezembro, o recorde já havia sido batido, quando a reprovação chegou a 34%.

Dos entrevistados, 32% avaliam o governo como regular, e 2% não souberam ou não responderam.

Veja os números da pesquisa abaixo:

• Ótimo/bom: 24% (era 35% em dezembro);
• Regular: 32% (era 29% em dezembro);
• Ruim/péssimo: 41% (era 34% em dezembro);
• Não sabem: 2% (era 1% em dezembro).

Nos números segmentados divulgados pela pesquisa Datafolha, Lula tem queda em diversos setores da sociedade. Entre os mais pobres (até 2 salários mínimos), o governo Lula teve queda de 15 pontos percentuais, saindo de 44% (em dezembro) para 29%.

A mesma queda foi registrada entre os mais ricos (mais de 10 salários mínimos), quando o governo Lula saiu de 32% de aprovação para 17%.

Entre as pessoas que recebem de 2 a 5 salários mínimos, o governo Lula teve quede de 9 pontos percentuais, saindo de 26% para 17%. Já no grupo de pessoas que recebe entre 5 a 10 salários mínimos, a queda foi de 7 pontos percentuais, caindo de 25% pra 18%. 

O governo do presidente Lula teve queda na aprovação em todas as regiões do Brasil, sendo a queda mais significativa registrada no Nordeste, tradicional reduto eleitoral do petista, com queda de 16 pontos percentuais, o Nordeste foi a única região que mantém a aprovação maior que a reprovação (30%).

Também foram registradas quedas de aprovação no Sudeste (11 pontos), Centro-Oeste (9 pontos) e no Sul (5 pontos).

Entre os eleitores de Lula nas últimas eleições, Lula teve queda de 20 pontos percentuais. Em dezembro, 66% aprovava o trabalho do petista, agora são 46%.

A maioria do grupo passou a avaliar a gestão como regular, que em dezembro representava 27% dos eleitores de Lula, agora chegando a 40%. Os que responderam ruim ou péssimo subiu de 7% para 13%. Nesse estrato da pesquisa, a margem de erro dos resultados é de quatro pontos, para cima ou para baixo.

A pesquisa Datafolha também apontou queda significativa na aprovação entre os que completaram apenas o ensino fundamental, que saiu de 53% em dezembro, para 38% em fevereiro. Os menos escolarizados representam um terço da população. Para a pesquisa, esse grupo tem margem de erro de quatro pontos.

O levantamento também detalhou a avaliação do governo Lula entre católicos e evangélicos.

Entre os católicos, houve uma queda significativa de 16 pontos, saindo de 42% em dezembro, para 28% em fevereiro. Já entre os evangélicos, a queda foi menor, de apenas cinco pontos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog