A governadora Raquel Lyra (PSDB) irá se filiar ao Partido Social Democrático (PSD), de Gilberto Kassab, no mês de março. A mudança já tem data marcada, confirmada pela própria legenda. Raquel é uma dos três governadores eleitos pelo PSDB no último pleito e será a primeira a deixar o partido.
O evento de filiação, no Recife, terá a presença Gilberto Kassab. A filiação está marcada para a noite do dia 10 de março, após as festas do carnaval. A tucana já teria informado a seus aliados sobre a decisão na noites dessa segunda-feira (24/2).
Os rumores sobre a saída de Raquel Lyra do PSDB já circulam há algum tempo. Ela chegou a confirmar, em entrevista recente, que recebeu convites de várias siglas e teve conversas com diversas legendas, afirmando se uma tratativa normal no meio político. Na ocasião, ela também elogiou o PSD, dizendo que a legenda se tornou importante dentro da sua gestão.
Apesar das especulações, Raquel havia deixado claro que qualquer decisão seria publicada por ela. "Tenho feito discussões muito importantes com o meu partido, acabamos de fazer do PSDB o partido com mais prefeitos em Pernambuco. Sou grata ao partido por tudo que me permitiu construir até aqui", declarou Raquel Lyra em entrevista há semanas atrás.
Com a concretização da Saída de Raquel Lyra, a mudança revela os movimentos iniciais da governadora para o próximo pleito de 2026. A governadora irá comandar o PSD em Pernambuco, atualmente nas mãos do ministro André de Paula, aliado do seu governo.
O MDB também foi uma possível sigla para Raquel, mas a governadora preferiu migrar para o PSD. Lideranças do PSDB estiveram reunidos com dirigentes do MDB, do Podemos e do PSD para discutir uma união partidária, visando alianças mais robustas.
Segundo rumores, o desejo da governadora era migrar para um partido com maior musculatura política e que integre a base do governo Lula. A decisão também pode ter relação com a disputa pela reeleição de Raque, em 2026. O PSD tem maior tempo de TV do que o PSDB, o que poderia dar mais chances à governadora numa possível disputa direta com o prefeito do Recife, João Campos (PSB), tido como seu maior adversário no próximo pleito estadual.
Fonte: Jornal do Commercio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário