As fortes chuvas que atingiram a região metropolitana do Recife, nesta quarta-feira (5/2), provocaram a morte de ao menos três pessoas. A tempestade causou alagamentos e deslizamentos de barreira nas cidades pernambucanas.
O governo do estado afirma que uma das vítimas estava no bairro da Estância, na zona oeste da capital. A outra foi encontrada na Boa Vista, na área central da cidade, e o terceiro corpo foi resgatado na Vila da Fábrica, na cidade de Camaragibe.
"Todos foram encaminhados para o Instituto de Medicina Legal para realização de perícia tanatoscópica. Os laudos serão encaminhados à autoridade policial responsável pelas investigações das mortes", disse em nota a governadora Raquel Lyra.
O estado de alerta máximo foi acionado às 10h20, porque, segundo a prefeitura da capital, as "condições meteorológicas extremas representam risco máximo à população e exigem a formação de uma ampla força-tarefa para o restabelecimento da normalidade".
A gestão municipal chegou a orientar a população e evitar deslocamentos.
Em um dos casos com vítimas fatais, um homem morreu na avenida Agamenon Magalhães, a principal via da cidade. O Samu constatou a morte e há suspeita de que ele tenha levado um choque elétrico.
Em outro caso, um morador do bairro da Várzea, no Recife, foi encontrado morto na tarde desta quarta, em Camaragibe. Segundo a prefeitura, a vítima trabalhava na cidade como funcionário de uma loja de construção. Ele foi identificado como André Fernandes.
Ainda não existem detalhes sobre a terceira vítima.
Segundo a prefeitura, entre 7h30 e 10h30, o Recife registrou 92 milímetros de chuva, volume superior ao que era esperado para todo o mês de fevereiro. De acordo com a gestão municipal, historicamente, são esperados 91,4 milímetros de chuva no mês.
A prefeitura recebeu, ao menos, dez chamados para quedas de galhos ou de árvores.
Camaragibe, no Grande Recife, foi o local onde mais choveu em 24 horas, até as 5 horas da quarta feira, com 100,4 milímetros, seguida de Abreu e Lima (91,9 milímetros).
A Apac (Agência Pernambucana de Águas e Clima) emitiu na tarde de terça (4/2), um alerta de chuvas moderadas para o Grande Recife, o Agreste e a Zona da Mata de Pernambuco.
O canal da avenida Agamenon Magalhães transbordou no bairro das Graças. Outras avenidas e ruas da cidade ficaram alagadas, dificultando a mobilidade. O túnel Josué de Castro, na Saída da vida Mangue, foi interditado. A BR, que corta a região metropolitana, também teve pontos de alagamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário