terça-feira, 31 de dezembro de 2024

CRÔNICA ESPORTIVA. #180

 

RETROSPECTIVA 

Durante todo o ano de 2024, nossas palavras foram honestas e verdadeiras. Nunca houve um pretexto fúnebre ou ateísta em nossa crônica. Pelo contrário, foram sempre louvações respeitosas, visíveis, ao nosso amado futebol. Tudo isso feito com paixão e dentro do mais puro espírito esportivo.
 
Elevamos o estádio Severiano Gomes e proporções faraônicos; transformamos as esquinas e os botecos em um berço esplêndido, onde a bola foi celebrada com caldo de nada e pão doce. A Crônica Esportiva de Mário Santos jamais deixou o torcedor ibirajubense sozinho, lambendo rapadura à margem da estrada.
 
Em nossa cidade, já contamos com três padarias, mas o verdadeiro pão nosso de cada dia, quem sempre entregou foi a Crônica Esportiva "CHUTANDO A BOLA". E, para sempre, cada chuteira (ativa ou aposentada) ecoará em uníssono: Amém! 

 

segunda-feira, 30 de dezembro de 2024

CRÔNICA ESPORTIVA. #179

 

MODÉSTIA À PARTE

Glória a Deus nas alturas e paz aos homens de bom coração, que um dia já beijaram a mão de um líder religiosa no interior do estádio Severiano Gomes. Eis a verdade: nossa Crônica "CHUTANDO A BOLA" dedicou todo o ano de 2024 a consagrar o futebol da cidade, como uma verdadeira hóstia sagrada.
Mário Santos, mestre das palavras, nunca permitiu que a bola ficasse lambendo rapadura à margem da estrada. Nunca! Dos templos religiosos aos botecos mais simples, os nossos artilheiros sempre foram reverenciados, da cabeça aos pés. Sem falsa modéstia, desde os tempos da 2ª grande guerra mundial, ninguém fez mais pelo nosso futebol do que a crônica esportiva "CHUTANDO À BOLA".
É lamentável, porém, que alguns ingratos nunca tenham sequer oferecido um "obrigado' ao velho Mário Santos, Mas Deus, em sua infinita bondade, sempre abençoou o locutor esportivo do querido Sítio Gavião. Quanto aos bípedes que hoje bebem o sangue simbólico da bola, quem sabe, um dia clamarão pela tão sonhada metamorfose do futebol, um esporte que, eternamente, encontra vida nos pés habilidosos de nossos artilheiros e na filosofia sagrada inscrita no gramado do estádio Severiano Gomes.
Tenho fé que 2025 será o ano da redenção, quando até os mais endurecidos de coração e caráter serão transformados pelas linhas poéticas da crônica "CHUTANDO A BOLA".


 
 

quarta-feira, 18 de dezembro de 2024

CRÔNICA ESPORTIVA. #178

 

INACREDITÁVEL
 
Diante das filosofias e dos contos minuciosamente garrinchianos, eu vos digo: "O Estádio Severiano Gomes concede aos cavalos e às ovelhas, que derramam sua essência viva naquele solo, as prerrogativas dos guardiões do tempo esportivo.
Raciocinemos: tudo está parado. Sem futebol, sem bola, sem alegria. E, ainda assim, aquele recinto esportivo permanece rosado, como se refletisse as bochechas de um bebê, de uma boneca de porcelana ou algo entre os dois. Em outras palavras, tudo ali tem vida.
Eu acredito no sobrenatural que emana daqueles animais. Talvez a bola, com cada gomo seu, traga inscritas profecias de equinos, de ovinos ou de algo inexplicável que renova, dia após dia, o vigor daquele campo municipal.
Atrevo-me a dizer: não há outro motivo para que assim seja. Cada torcedor ibirajubense que contempla o Estádio Severiano Gomes, e percebe sua euforia quase mágica mesmo na ausência de jogos, sente-se como se um passarinho repousasse em cada ombro, trazendo uma surpresa inesperada.

 

CÂMARA FEDERAL APROVA REGULAMENTAÇÃO DA REFORMA TRIBUTÁRIA.

 

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (17/12), a regulamentação da reforma tributária, com 328 votos a favor e 18 contrários. O texto segue agora para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A proposta passou por ajustes, com os deputados revertendo parte das mudanças feita no Senado. Nos últimos dias, o grupo de trabalho (GT) da Câmara analisou o texto, que incluiu alterações que geraram discussões entre parlamentares.
 
Entre os pontos mais debatidos, destacaram-se os incentivos fiscais para refinarias. Um trecho que beneficiava o Grupo Atem, controlador da Refinaria da Amazônia (Ream), foi mantido após pressão da bancada do Amazonas, que defendeu restrições aos benefícios somente para operações na Zona Franca de Manaus. Apesar das tentativas de retirar o destaque, o argumento favorável prevaleceu.
 
Algumas mudanças propostas pelo Senado foram derrubadas, como a exclusão de bebidas açucaradas, incluindo refrigerantes, do chamado "imposto do pecado". Esse imposto prevê alíquotas maiores para produtos prejudiciais à saúde e ao meio ambiente. A Câmara também retirou saneamento básico e água mineral da lista de serviços e produto com tributação reduzida, buscando equilibrar o impacto da alíquota padrão, prevista em 26,5%. Tapioca e mate, no entanto, foram mantidos na cesta básica com isenção fiscal.
 
A proposta regulamenta pontos centrais da reforma tributária, como a substituição de tributos federais pelo CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços) e IBS (Imposto sobre Bens e Serviços). A expectativa agora é que o presidente Lula sancione o texto, iniciando o processo de implementação das mudanças no sistema tributário nacional.
Fonte: Notícias ao Minuto

terça-feira, 17 de dezembro de 2024

CCLJ CONFIRMA CONSTITUCIONALIDADE DO PL DE JARBAS FILHO.

A Comissão de Constituição Legislação e Justiça (CCLJ) da Assembleia Legislativa rejeitou, por unanimidade, o veto do Governo de Pernambuco do Projeto de Lei que propõe a isenção da taxa de inscrição do vestibular seriado da UPE, confirmando que a matéria é constitucional. O PL é de autoria do deputado Jarbas Filho e foi aprovada, no mês de novembro, em duas votações no plenário, após passar por cinco comissões da Casa, incluindo a própria CCLJ. Agora, o veto segue para se analisado no plenário.
 
O deputado Waldemar Borges foi o relator e votou pela constitucionalidade do projeto. João Paulo Lima, Mário Ricardo, Rodrigo Farias e Romero Albuquerque seguiram o relator. Presente na discussão, Jarbas Filho aproveitou para reafirmar a importância do PL. "O impacto financeiro não pode se sobrepor ao impacto social. Estamos dando a oportunidade de mais 290 mil estudantes da rede estadual terem a chance de tentar ingressar em uma universidade tão importante como a UPE. Esse é um projeto da Assembleia Legislativa, não só de Jarbas Filho, e essa votação mostrou a coerência desta comissão" afirmou.

terça-feira, 10 de dezembro de 2024

LULA PASSA POR CIRURGIA DE EMERGÊNCIA EM SÃO PAULO.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi submetido, na madrugada desta terça-feira (10/12), no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, a uma craniotomia para drenagem de hematoma. A cirurgia transcorreu sem intercorrências. O presidente está bem e é monitorado em leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
 
Segundo boletim divulgado pelo hospital, Lula esteve ontem à noite na unidade do Sírio-Libanês em Brasília, para exame de imagem, após sentir dor de cabeça. A ressonância magnética mostrou hemorragia intracraniana, decorrente do acidente domiciliar sofrido em 19 de outubro. O presidente foi transferido para a unidade do hospital, em São Paulo, onde passou pelo procedimento cirúrgico.
 
Veja a nota do hospital:
"O presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve ontem à noite (9/12) no Hospital Sírio-Libanês, unidade de Brasília, para realizar exame de imagem após sentir dor de cabeça. A ressonância magnética mostrou hemorragia intracraniana, decorrente do acidente domiciliar sofrido em 19 de outubro.
Foi transferido para o Hospital Sírio-Libanês, unidade São Paulo, onde foi submetido à craniotomia para drenagem de hematoma. A cirurgia transcorreu sem intercorrências. No momento, o Presidente encontra-se bem, sob monitorização em leito de UTI.
 
Aos 78 anos, Lula já enfrentou diversos procedimentos médicos ao longo de sua vida, incluindo o tratamento de um câncer de garganta em 2012. Sua última internação no Hospital Sírio-Libanês havia sido em janeiro de 2024, para exames de rotina. Em setembro de 2023, o presidente realizou duas cirurgias: uma artroplastia total do quadril direito, para aliviar dores e restaurar a mobilidade, e uma blefaroplastia, para corrigir o excesso de pele nas pálpebras, melhorando a aparência e, em alguns casos, a visão.

segunda-feira, 9 de dezembro de 2024

CRÔNICA ESPORTIVA. #177

 

GALERIA
 
Que pena que é sempre assim, como se fosse o último gol da vida. Vem um, vem outro, e todos passam. Restam apenas as fotografias de lances, dribles, narradores e repórteres, rindo ou tristes. O futebol é assim: uma galeria de personagens esquecidos ou, no máximo, lembrados apenas por um pequeno gandula.
O futebol dos mitos, das crenças, das superstições, das orações repetidas. Já escrevi quase mil crônicas sobre futebol. E, pela milésima vez, disse que seria a última. Mas como não escrever mais uma, se temos um Clemildo Galdino, um Duda Sobral, um Robson Nogueira e tantos outros... Homens que já engoliram até mosquitos só para defender o futebol da cidade    .
O amor pelo futebol, muitas vezes, é maior que o amor por uma mulher. Talvez porque transcenda a espera por uma recíproca verdadeira. No futebol, ou é 8 ou 80. Esses monstros sagrados que citei são assim; Matam e morrem só para enaltecer as chuteiras dos nossos jogadores.
Nem gato preto, galho de arruda ou espelho quebrado podem ofuscar o brilho dessa invenção divina, o FUTEBOL IBIRAJUBENSE.

sexta-feira, 6 de dezembro de 2024

CRÔNICA ESPORTIVA.

 

INQUIETAÇÃO.
 
Mais uma sexta-feira. Na padaria, 2 pães por um real. O posto de gasolina quase fechada - já são 18h15 min. As pessoas se cumprimentam na calçadas. Tudo normal, ou quase tudo!
A bola, abandonada em algum canto da cidade, agora berra, se rasga, à procura de um gato, um cachorro ou mesmo de um São Francisco de Assis que clame os ibirajubenses: amanhã será mais um sábado sem futebol! E o estádio Severiano Gomes, coitado, já não aguenta mais tanta monotonia.
Se o padeiro, o leiteiro e até os religiosos não preparem a volta do futebol pelos quatro cantos do município, eu vos digo: as pedras do meio-fio irão chupar laranjas à sombra dos eucaliptos, apenas pra amenizar o lamento pelo pão nosso de cada dia - o futebol no estádio Severiano Gomes. 

 

VEREADORES PEDEM MELHORIAS PARA SEGURANÇA DE IBIRAJUBA.

 

Ontem (06/12), os vereadores João Batista (Teté do Cajá) e Eusebio Ferreira, juntamente com o comandante da Guarda Patrimonial de Ibirajuba, Sargento Paulo Amaro, participaram de uma reunião com o comandante da 11ª CIPM, Tenente-Coronel PM Fernandes. O encontro teve como principal objetivo discutir melhorias na segurança pública de Ibirajuba, com ênfase no reforço das ações da Polícia Militar na cidade.
 
Durante a reunião, os vereadores solicitaram, entre outras medidas, a permanência de uma viatura policial no município. O vereador Teté do Cajá destacou a importância de intensificar a presença policial, especialmente na zona rural, por meio do envio de uma patrulha rural, a fim de oferecer maior suporte a população dos sítios.
 
O Tenente Coronel Fernandes falou dos desafios enfrentados pela Polícia Militar devido à defasagem no efetivo em todo o estado, problema que também afeta a 11ª CIPM. Apesar disso, ele se comprometeu a fazer o possível para atender às demandas apresentadas durante a reunião. 
Por: Clemildo Galdino

quinta-feira, 5 de dezembro de 2024

CÂMARA APROVA INDENIZAÇÃO DE R$ 50 MIL E PENSÃO VITALÍCIA A VÍTIMAS DA ZIKA CONGÊNITA, QUE CAUSA MICROCEFALIA.

Em Pernambuco, 471 famílias poderão ser beneficiadas com a medida aprovada pelo Congresso. Projeto agora segue para sanção presidencial.
 
A Câmara dos Deputados aprovou proposta que concede indenização por dano moral de R$ 50 mil às pessoas com deficiência permanente decorrente de microcefalia associada a infecção pelo vírus Zika. O texto também concede às vítimas do vírus pensão especial mensal e vitalícia equivalente ao teto do Regime Geral de Previdência Social (RGPS), atualmente em R$ 7.786,02. 
 
 O texto havia sido aprovado no Senado em agosto deste ano, mas como passou por modificações na Casa Alta, precisou voltar para a Câmara dos Deputados para nova apreciação.

Foram aprovadas em plenário emendas do Senado com substitutivo do deputado Lula da Fonte (PP-PE), relator do projeto. O texto prevê que, sobre os valores da indenização, não incidirá o imposto sobre a renda e eles deverão ser corrigidos pelo índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) desde a data de publicação da futura lei até a data do pagamento. 

Uma das emendas aprovadas ao projeto, de autoria da ex-deputada e atual senadora mara Gabrilli (PSD-SP), retira dentre os beneficiados aqueles com deficiência permanente decorrente da Síndrome de Guillain-Barré associada à infecção pela Zika. 

A síndrome de Guillain-Barré é considerada uma doença de prognóstico favorável pelos médicos. Em 85% dos casos, há uma recuperação praticamente completa que pode levar de dois a quatro meses. Em 15% dos casos, pode haver sequelas, desde as mais leves, como fraqueza nos pés ou dormência, até as mais significativas, em que os pacientes podem perder a capacidade de andar.

"A aprovação deste projeto é um marco para a garantia de direitos e dignidades das famílias afetadas por essa grave condição de saúde. Como relator, trabalhei para assegurar a viabilidade e justiça social dessa proposta, que representa um alívio para quem enfrenta tantos desafios. Essas não é apenas um luta dessas mães e familiares, é de todos nós", disse Lula da Fonte.

"O próximo passo é a sanção do Presidente Lula, e estou confiante de que este ato será um símbolo do compromisso do governo federal com os mais vulneráveis", concluiu o parlamentar.

A pensão será paga também como abono e título de 13° salário e não pagará Imposto de Renda, podendo ser acumulada com outros benefícios da Previdência no valor de um salário mínimo, com o Benefício de Prestação Continuada (PBC) e com a indenização.

A outra emenda aprovada impede a transmissão da pensão após a morte do beneficiário a pessoal legalmente responsável pelo beneficiário que comprove ter cuidado dele desde o nascimento até o óbito.

Atualmente, a Lei 13.985/20 concede pensão especial de um salário mínimo a crianças nascidas com microcefalia entre 1° de janeiro de 2015 e 31 de dezembro de 2019, mas elas não podem acumular essa pensão com o BPC ou qualquer outra indenização paga pela União em razão de decisão judicial.

Para poder receber a pensão, deverá ser apresentada laudo de junta médica pública ou privada responsável pelo acompanhamento da pessoa beneficiária.
 
No caso do BPC, o projeto aprovado muda a legislação para dispensar a revisão da incapacidade que gerou o recebimento do benefício, prevista para avaliar se a ajuda deve continuar.

Por fim, o projeto amplia em 60 dias o salário-maternidade e a respectiva licença de 120 dias no caso do nascimento de criança com microcefalia decorrente do vírus Zika, valendo inclusive para adoção ou guarda judicial. 

Já a licença-paternidade prevista na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), de cinco dias, é estendida para 20 dias
 
O relator, deputado Lula da Fonte, lembrou que Pernambuco foi o estado com maior número de pessoas com microcefalia pela infecção do Zika vírus e partir da picada do mosquito Aedes aegypti.
 
Lula da Fonte também elogiou a atuação de deputados de diferentes partidos pela mobilização em aprovar a proposta. "Quando esta Casa se une para entregar dignidade e fazer justiça social, ela não tem coloração partidária, e estamos fazendo justiça", disse.
 
"Há pelo menos uma década que as mães de crianças com microcefalia lutam para ter a justa reparação do Estado", afirmou a deputada Talíria Petrone (Psol-RJ).
 
Para a deputada Carla Zambelli (PL-SP), o Estado falhou com as famílias e mais mudanças legais são necessárias. "A gente percebeu que mais coisas são necessárias, como a traqueostomia, vamos tentar aprovar isso também. Mas acho que essa aprovação já é uma grande vitória". 
Com informações do Portal da Câmara dos Deputados.

quarta-feira, 4 de dezembro de 2024

CRÔNICA ESPORTIVA.

 

NOSSA CRÔNICA
 
Há quanto tempo não temos futebol em nosso campo municipal? É uma pena! E, se não fosse a CRÔNICA CHUTANDO A BOLA, que o diga: vivos e mortos, estaríamos nas cavernas, tomando suco de pedra, vivendo em um verdadeiro ostracismo futebolístico.
 
O velho cronista do sítio Gavião reivindicou uma forma de manter o espírito esportivo ibirajubense em ascensão chapliniana. O gol, as chuteiras, o artilheiro, a torcida... Todos sublinhados e vivos em letras garrafais nas linhas frenéticas da CRÔNICA CHUTANDO A BOLA.
Os líderes religiosos e as ratazanas constituídas deveriam, de comum acordo, dar a cada ibirajubense a hóstia sagrada de um cronista esportivo que, ao lado de um copo d'água, saciou a sede das multidões. Multidões que, aos relinchos, dia após dia, clamavam pelo futebol.

 

terça-feira, 3 de dezembro de 2024

ESPORTIVAS: SANTA CRUZ, NOVO BILIONÁRIO?


O SANTA CRUZ segue no dilema da formalização da Sociedade Anônima de Futebol (SAF) do clube para 2025. Apesar da pressão da torcida, a diretoria segue cautelosa para escolher o modelo e investidores ideais. 
 
De acordo com informações, a diretoria estaria em tratativas com o grupo responsável pela gestão do Newcastle, da Inglaterra.
 
A notícia, divulgada, recebeu uma resposta positiva de Ricardo Rocha Filho, filho do zagueiro tetracampeão mundial pela Seleção Brasileira.
 
De acordo com Ricardo Rocha Filho, o próprio ex-atleta Ricardo Rocha estaria diretamente engajado nessas tratativas, embora muitas negociações ainda estejam em curso. Revelado pelo Santa Cruz na década de 1980, o ex-zagueiro mantém uma forte conexão com o clube.
 
É importante destacar que o grupo responsável pelo controle do Newcastle atualmente opera em três frentes: o Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita (FIP), a PCP Capital Partners, liderada pela empresária Amanda Stavely, e os irmãos Reuben, membros de uma família bilionária.
 
O Fundo de Investimento Público (FIP), principal acionista do Newcastle, é um fundo bilionário que desempenhou um papel crucial na rápida recuperação do clube na Premier League, culminando com o retorno da equipe à Champions League após duas décadas.
 
Embora o Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita seja o acionista majoritário do Newcastle, é Amanda Staveley quem lidera a gestão do clube. A empresária também desempenhou um papel fundamental na negociação que resultou na venda do Manchester City para investidores dos Emirados Árabes.
 
A PCP Capital Partners, fundada por Amanda Staveley em 2005, é uma empresa de private equity especializada na gestão de investimentos de terceiros em outras organizações.
 
Embora as negociações com o Santa Cruz ainda não tenham caráter "oficial", não é de agora que o Newcastle demonstra interesse em explorar novos mercados para investimentos.
 
De acordo com Amanda Staveley, o grupo planeja transformar o Newcastle em um modelo de multiclube, seguindo exemplos como o City Football Group, do Manchester City, e a Eagle Football Holding, que administra o Botafogo.
 
"Acho que estamos muito (interessados em um modelo multiclubes). Analisamos todos os mercados, e conseguir jogadores para nossas categorias de base em um modelo multiclubes seria muito útil para permitir comprar e ter novos atletas" contou a empresária em um evento realizado na Arábia Saudita.

sexta-feira, 29 de novembro de 2024

O VEREADOR TETÉ DO CAJÁ BUSCA SOLUÇÕES PARA PROBLEMAS DE IBIRAJUBA.


O Vereador de Ibirajuba João Batista (Teté do Cajá), esteve no Recife na tarde desta quinta-feira (28/11) para uma reunião com o deputado estadual Jarbas Filho. O encontro aconteceu no escritório de deputado e teve com objetivo discutir soluções para os problemas que afetam a população do município. 
 
Entre os temas abordados, a falta de água na cidade foi destaque. Alguns moradores estão sem abastecimento há mais de 60 dias, enquanto a COMPESA, responsável pelo fornecimento, ainda não apresentou soluções ou alternativas para minimizar os impactos.
 
“Tem pessoas que estão sem tomar banho porque não têm água. Mesmo com as contas pagas, os moradores de Ibirajuba estão sendo obrigados a comprar água, mas muitas famílias não têm condições de arcar com esse custo. Algumas estão deixando de comprar comida para garantir o básico: a água”, relatou Teté do Cajá. O problema é ainda mais grave em lares com idosos, doentes e crianças pequenas.
 
A situação na zona rural também é preocupante. Com o verão intenso, os reservatórios estão secando, e os carros-pipa que atendem o município não são suficientes para suprir a demanda. O vereador solicitou ao deputado Jarbas Filho medidas urgentes para ampliar o fornecimento de água, tanto na cidade quanto na zona rural.
 
Outro ponto discutido foi a segurança pública. Ibirajuba enfrenta dificuldades devido à falta de policiais e viaturas. “Quando as viaturas aparecem, ficam no máximo duas horas e vão embora, deixando a população vulnerável à ação de marginais”, destacou o vereador.
 
O deputado Jarbinhas disse que está ciente dos problemas enfrentados pelo município de Ibirajuba, não só em Ibirajuba, mais em toda a região. “Já estou tomando providências junto aos órgãos responsáveis para oferecer uma resposta positiva o mais rápido possível”, afirmou o parlamentar.
 
Após a reunião, Teté do Cajá demonstrou otimismo. “Fiquei bastante satisfeito com a reunião. Foi muito produtiva, e espero que o deputado faça sua parte para tentar resolver ou pelo menos amenizar o sofrimento do povo de Ibirajuba”, declarou. 
 
 
Teté do Cajá aproveitou sua viagem ao Recife, para visitar a Casa de Apoio, mantida pela prefeitura de Ibirajuba junto com Altinho, que oferece suporte a pacientes que precisam se deslocar à capital para tratamentos médicos. O espaço proporciona conforto e dignidade aos pacientes, seus acompanhantes e aos motoristas que os transportam.“Fiquei surpreso com a estrutura. É um espaço muito bom e confortável, que dá um tratamento mais digno para essas pessoas. As viagens são muito cansativas, e é essencial que elas tenham um local acolhedor para descansar e aguardar seus atendimentos”, elogiou Teté do Cajá.
 
A Casa de Apoio foi inaugurada no início da gestão da prefeita Maria Izalta e permanece funcionando como um importante ponto de acolhimento para os moradores de Ibirajuba que precisam de assistência na capital.

quarta-feira, 27 de novembro de 2024

ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DE PERNAMBUCO (ALEPE) APROVA SUPERORÇAMENTO PARA 2025.

 

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) aprovou, em sessão extraordinária nesta terça-feira (26/11), a Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2025, apresentada pela governadora Raquel Lyra (PSDB). O orçamento previsto para o estado no próximo ano é de R$ 56,6 bilhões, representando um aumento de 13,9% em relação ao valor de 2024.
 
O texto foi aprovado por votação simbólica no plenário da Alepe. No dia anterior, o plenário rejeitou todas as 36 emendas apresentadas pela oposição, que buscavam alterar o orçamento e redirecionar parte dos recursos. As propostas já haviam sido recusadas previamente na Comissão de Finanças.
 
Em 2025, o orçamento de Pernambuco destinará R$ 12 bilhões para a Saúde, R$ 8,5 bilhões para a Educação, R$ 4,6 bilhões para a Segurança Pública, R$ 1,2 bilhão para investimentos em Transportes e R$ 1 bilhão para a manutenção e melhorias das estradas do estado, entre outras áreas.
 
Do total aprovado, R$ 55,1 bilhões serão destinados ao Orçamento Fiscal, enquanto R$ 1,5 bilhão comporá o Orçamento de Investimento, que abrange empresas estatais independentes, como a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe) e a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), totalizando R$ 56,6 bilhões.
 
O orçamento é formado por receitas tributárias e transferências da União, incluindo mais de R$ 1 bilhão provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e R$ 3,7 bilhões oriundos de operações de crédito.
 
A LOA seguirá agora para sanção da governadora Raquel Lyra, que tem até o dia 5 de dezembro para publicá-la.
 
O deputado estadual Waldemar Borges (PSB) criticou a rejeição das emendas apresentadas pela oposição ao projeto orçamentário.
 
"A gente tentou apresentar algumas emendas fortalecendo alguns órgãos do governo do estado, que somavam algo em torno de R$ 16,5 milhões, ou seja, menos de 0,03% e que a bancada do governo não abriu em nenhum momento a discussão sobre o mérito daquelas emendar, numa demonstração de indisposição extrema para o diálogo, para  debate, que é o que cabe a essa casa fazer. Lamentavelmente o orçamento entra  e sai dessas casa da mesma maneira, porque não foi possível se apresentar, se votar ou se aprovar, muitos menos, emendas ao orçamento", disse na tribuna.

Em contrapartida, a deputada Débora Almeida (PSDB), presidente da comissão de Finanças e integrante da bancada governista, celebrou a aprovação. "Hoje é um dia histórico para para Pernambuco. Estamos aqui para celebrar a aprovação da Lei Orçamentária Anual de 2025. Um marco que consolida o compromisso dessa casa legislativa, de todos os parlamentares com o desenvolvimento do nosso estado. É o maior orçamento da história de Pernambuco e reflete o nosso esforço coletivo em orçamento de 2025 demonstra em números o compromisso da governadora Raquel Lyra com as prioridades do povo pernambucano", discursou Débora.
 
Além da LOA 2025, a Alepe aprovou outros projetos de autoria do Executivo, incluindo o Plano Plurianual (PPA), a extinção gradual do Fundo Estadual de Equilíbrio Fiscal (FEEF) e a autorização para empréstimos no valor de R$ 3,4 bilhões. Todos os projetos foram aprovados por unanimidade no plenário.

CRÔNICA ESPORTIVA.

 

O ÁRBITRO
 
Pobre diabo, que percorre os 90 minutos do jogo apenas pelo meio-fio da calçada. Seu caráter, embora religiosamente impecável, é alvo de ambas as torcidas, que lhe preparam um purgatório antecipado.
Ser juiz de futebol não traz mérito algum por acertar, mas, ao cometer um erro, transforma-se na enciclopédia da burrice dos quadrúpedes. E, por mais que tenha aptidões de inteligência bípede, sempre aparecerá um cretino que o julgará um idiota degenerado.
Pode ser um moço estudado, filho de um grande catedrático, isso não importa, é juiz de futebol, e só!
Meu primo Gerson, certa vez, fez o seguinte comentário sobre o árbitro de futebol: "Se ele errar a favor do meu time, é um gênio. Agora, se nos prejudicar, dou-lhe a mais alta patente de 'Juiz ladrão'."
E eu vos digo: "Ai da história do futebol se não houvesse o juiz de filosofias duvidosas!".  

 

segunda-feira, 25 de novembro de 2024

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA PODE VOTAR PEC DO ABORTO E PACOTE ANTI-MST NESTA SEMANA.

 
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados deverá votar, nesta terça-feira (26/11), sobre uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) contrária à prática do aborto, além de analisar projetos de lei que visam limitar as ações do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST).
 
A PEC em pauta pode acabar com as atuais permissões legais para a realização do aborto no Brasil, enquanto os projetos direcionados ao MST propõem o endurecimento das penas aplicadas a invasores de terras. Essas iniciativas são lideradas pela presidente da CCJ, deputada Caroline de Toni (PL-SC), que, ao longo deste ano, já aprovou no colegiado o chamado pacote anti-Supremo Tribunal Federal (STF), destinado a restringir os poderes da Corte.
 
Com poucas semanas restantes de seu mandato à frente da CCJ, a deputada Caroline de Toni (PL-SC) busca avançar com a maior parte das propostas de sua agenda conservadora. Na última terça-feira (19/11), o colegiado não conseguiu dar andamento às discussões devido ao feriado da quarta-feira (20/11).
 
A PEC do Aborto, de autoria do deputado Eduardo Cunha (Republicanos-RJ), propõe a garantia da inviolabilidade do direito à vida "desde a concepção". Na justificativa da proposta, Cunha argumenta: "A vida não se inicia com o nascimento, mas sim com a concepção".
 
Se aprovado pelo Congresso Nacional, o texto eliminará as permissões legais atualmente previstas para a interrupção da gestação. Hoje, o aborto é permitido em casos de risco à vida da mulher, anencefalia (má formação do cérebro do feto) ou quando a gestação resulta de estupro.
 
A relatoria da proposta está a cargo da deputada Chris Tonietto (PL-RJ), uma das principais vozes contra o aborto no Legislativo federal. "Existe um ódio à criança. Estão tentando aniquilar o futuro da nação e os nascimentos", declarou Chris Tonietto.
 
Caso a PEC seja aprovada, ela seguirá para análise em uma comissão especial antes de ser submetida à votação no plenário.
 
O pacote contra o MST reúne diversas propostas, incluindo uma das mais polêmicas, que prevê o endurecimento das penas para o crime de esbulho possessório e permite, em determinados casos, que o proprietário recupere sua terra por meio do uso de força própria.
 
Desde abril, Caroline de Toni tem incluído na pauta propostas direcionadas contra o MST, em resposta ao aumento das invasões de propriedades rurais promovidas pelo movimento durante o chamado "Abril Vermelho".
 
Além da PEC e das propostas contra o MST, a pauta da CCJ inclui um projeto de lei que visa criminalizar a acusação falsa de alguém ser "nazista". O infrator poderia ser condenado a penas de dois a cinco anos de prisão, além de multa.
 
O projeto é apoiado pela bancada bolsonarista. "Nenhum cidadão pode ser chamado de nazista de forma banal, nem por humor ou charge, como tem ocorrido com frequência", afirmou a deputada Bia Kicis (PL-DF), autora da proposta. "É uma imputação gravíssima, incomparável e sem precedentes", completou.
 
Há também um projeto de lei que transfere para os Estados a competência da União para definir penas para crimes. Se aprovado, as unidades federativas poderão legislar de forma mais rígida que a União sobre o prazo de prisão para infrações do Código Penal, além de estabelecer critérios para penas alternativas ou para a soltura de infratores.
 
A proposição é de autoria do deputado Lucas Redecker (PSDB-RS) e tem a relatoria do Coronel Assis (União-MT). Redecker defende a necessidade de adaptar a legislação penal "à cultura peculiar de cada estado".
 
"Somos um país continental, cuja vastidão exige diversidade também na legislação penal que rege este território", afirmou o parlamentar gaúcho.

CRÔNICA ESPORTIVA.

 
PERNAS DE PAU
 
Antes de mais nada, digo-vos: "As pernas de pau, no futebol, são os únicos que tratam a bola como se ela fosse uma reencarnação da alegria. Saiba que os jogadores medíocres são os verdadeiros responsáveis pela exibição de um espetáculo em que os atores se entregam de corpo e alma. Do goleiro ao ponta esquerda, nenhum perna de pau entre em campo simplesmente para correr atrás da bola, não! Ele dá todo o seu suor, todas as suas lágrimas, veste a camisa como quem mergulha em um banho de dedicação.
E, ainda que, por falta de habilidade, ele maltrata a bola, arrancando risos da torcida com sua doce engenhosidade, a bola, mesmo sofrida e maltratada nos pés das pernas de pau olhará para a torcida, feliz com os erros futebolísticos, e, em um ato cheio de grandeza, dirá: 'Perdoai, as pernas de pau, eles não sabem o quem fazem.

 

PERNAMBUCO FICA RESPONSÁVEL POR PREPARAR POSSÍVEL DENÚNCIA CONTRA BOLSONARO.

 
O procurador-geral da República, Paulo Gonet, está receberá nesta semana um extenso relatório da Polícia Federal (PF), com mais de 800 páginas. O documento detalha a tentativa de golpe de Estado que foi revelada no indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e de outras 36 pessoas. Após examinar as provas reunidas pelos investigadores, Gonet poderá optar por denunciar os indiciados, arquivar o caso ou solicitar novas diligências. 
 
A legislação determina que Paulo Gonet tenha 15 dias para se pronunciar sobre o relatório da Polícia Federal, embora não exista um prazo legal para decidir sobre a apresentação de denúncias contra os indiciados. A expectativa é que eventuais denúncias sejam apresentadas apenas em 2025, quando os casos de fraude em cartões de vacina e desvio de joias da Presidência forem analisados ​​em conjunto com a tentativa de golpe. Até lá, o procurador-geral contará com uma equipe especializada para examinar detalhadamente.
 
O Grupo Estratégico de Combate aos Atos Antidemocráticos (GACC), formado por novos procuradores, será responsável por analisar o material produzido pela Polícia Federal para fundamentar as denúncias que poderão ser apresentadas pelo Procurador-Geral da República. A equipa é coordenada pelo procurador Joaquim Cabral da Costa Neto, que integrou o tempo de Paulo Gonet no Ministério Público Eleitoral durante a gestão do ex-procurador-geral Augusto Aras. O trabalho de análise dos indiciamentos da PF também contará com o apoio de servidores e assessores do Procuradoria-Geral. 

Integrantes do Grupo Estratégico de Combate aos Atos Antidemocráticos.
Joaquim Cabral da Costa Neto, coordenador - Procuradoria da República no Estado do Amazonas (PRM) de Garanhuns (PE). 
Catarina Sales Mendes de Carvalho - Procuradoria da República no Estado do Amazonas (PR-AM).
Cecília Vieira de Melo - Procuradoria da República no Estado do Amazonas (PR-AM).
Daniel José Mesquita Monteiro Dias - Ministério Público Eleitoral de Pernambuco (MPE-PE)
Gabriela Starling Jorge Vieira de MEllo - Ministério Público de Goiás (MP-Go)
Lígia Cireno Teobaldo - Procuradoria da República no Pará (PR-PA)
Leandro Musa de Almeida - Procuradoria da República no Município (PRM) de Guarulhos (SP).
Pablo Luz de Beltrand - Procuradoria da República no Mato Grosso (PR-MT0.
 
O Grupo Estratégico de Combate aos Atos Antidemocráticos foi instituído em janeiro de 2023 pelo então procurador-geral Augusto Aras, logo após as invasões aos prédios dos Três Poderes promovidas por apoiadores golpistas do ex-presidente Jair Bolsonaro. Até dezembro do ano passado, de forma cooperativa o grupo esteve a cargo do subprocurador-geral Carlos Frederico Santos, responsável por apresentar grande parte das denúncias contra os envolvidos nos atos de vandalismo ocorridos em 8 de janeiro.
 
Carlos Frederico Santos deixou a cooperação do grupo após a nomeação de Paulo Gonet como procurador-geral da República pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Durante o seu período à frente do grupo, o subprocurador-geral fez diversas declarações sobre o andamento das investigações, incluindo a afirmação de que “uma pessoa conduziu” a tentativa de golpe de Estado ocorrida em 8 de janeiro.
 
Carlos Frederico Santos afirmou que a delação do tenente-coronel Mauro Cid à Polícia Federal, feita em novembro do ano passado, era, até então, apenas uma narrativa. Ele destacou que seriam necessárias diligências para verificar as acusações do ex-ajudante de ordens da Presidência durante o governo Bolsonaro. “Eu não trabalho como o pessoal da Lava Jato”, declarou. Eu trabalho com prova concretas para que as pessoas seja denunciadas com provas irrefutáveis.
 
Na última quinta-feira, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), confirmou a validade da delação premiada do tenente-coronel Mauro Cid, após um depoimento de horas três prestado pelo militar.
 
O sucessor de Frederico tem perfil mais discreto. Costa Neto não concedeu entrevistas desde que assumiu o cargo, mas o PGR tem divulgado os feitos do seu trabalho. Em boletim publicado na última terça-feira, (19/11), a instituição informou que 284 denunciados pelo Ministério Público Federal (MPF) pelas invasões golpistas de 8 de janeiros foram condenados.
 
O Grupo de Combate aos Atos antidemocráticos também tem investido em acordos de não-persecução penal, nos quais os acusados se comprometem a cumprir penas alternativas, como serviços comunitários e assistir a um curso de reeducação sobre a importância da democracia. Segundo o MPF, 476 presas em flagrante após o 8 de janeiro assinaram acordos.

APOIO:


Pesquisar este blog