sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

MAL DA VACA LOUCA.

Veterinário Alberio Alves de Torres
Formado na Universidade Federal de Pernambuco
Lotado na Secretária de Meio Ambiente de Ibirajuba.

Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB) ou simplesmente "VACA LOUCA" é uma doença neurodegenerativa crônica que afeta o gado bovino. A doença surgiu em meados dos anos 80 na Inglaterra e tem como sintomas clínico de sinais nervosos que são desordens comportamentais causadas por alterações do estado mental como: apreensão hipersensibilidade, agressividade falta de coordenação, dos membros posteriores durante a marcha, que é incapacidade de se levantar.

A doença pode ser Divida em duas formas , segundo a OIE (Organização Mundial para Saúde Animal Sigla em inglês). A versão clássica ocorre através do consumo de alimentos contaminados. Embora a forma clássica tenha sido identificada como uma ameaça significativa na década de 1990, sua ocorrência diminuiu acentuadamente nos últimos anos, como resultado da implementação bem-sucedida de medidas de controle eficazes, e agora é estimada como extrema baixa. Já a versão atípica refere-se a formas de ocorrência natural e esporádica, que se acredita ocorrerem em todas as populações de bovinos e uma taxa muito baixa e que só foram identificadas em bovinos mais velhos durante a vigilância intensiva.

Os seres humanos podem adquirir a doença pela ingestão de produtos de carne contaminados. Quando a carne é bovina, o distúrbio recebe o nome de doença de Creutzfeldt-Jalob e causa demência e morte. A doença é rara, 
A doença é caracterizada pela rápida deterioração mental, geralmente dentro de alguns meses. A maioria das pessoas, eventualmente entra em coma. O tratamento se concentra em manter a pessoa o mais confortável possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog