sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023

A ALEGORIA GIGANTE DO GALO DA MADRUGADA JÁ ESTÁ EM PÉ NO RECIFE.

Imagem: Divulgação Jornal do Commercio

A alegoria do Galo da Madrugada, maior bloco carnavalesco do mundo, foi erguida por volta das 22 horas desta quinta-feira (16/2) na Ponte Duarte Coelho, Centro da cidade do Recife.

Sua majestade, o Galo Ancestral, assinado pelo artista plástico Leopoldo Nóbrega, homenageia preto e pardos, pilares da cultura carnavalesca.

O levante do Galo Gigante foi animado pelo bloco Afro Daruê Malungo, baluarte e pioneiro na preservação e transmissão de saberes culturais de matrizes africanas.

Mais de sete toneladas de insumos foram utilizados na confecção da escultura, que tem 28 metros de altura, sustentada por um guindaste. O trabalho para colocar o Galo gigante de pé durou cerca de 20 horas.

"Em reconhecimento à história e toda riqueza do legado afrodescendente para a formação multiétnica nacional, evocamos a nossa ancestralidade africana e brindamos um novo tempo colorido, de paz, igualdade, inclusão e valorização das diferenças como potência cultural", explicou Leopoldo Nóbrega sobre o tema da bora de arte.

Assim como nas duas edições anteriores, também assinadas por Nóbrega, com a ajuda da designer e arquiteta Germana Xavier, a sustentabilidade e upcycling foram fundamentais no processo de confecção do gigante. A indumentária vem de descarte de tecidos como malhas e jeans coletados em cidades como Caruaru, e Toritama e Santa Cruz do Capibaribe e de revestimentos de pisos em eventos.

"A gente vem com um galo pós-moderno, inclusivo e que dialoga com a redução de impactos ambientais", ressaltou Nóbrega, que manteve o co-criação da escultura gigantes em parceria com mulheres artesãs de comunidades periféricas, como Bomba do Hemetério, Morro da Conceição, Santo Amaro e Ponto de Parada. 

A roupa do Galo Gigante traz tons quentes, como as tonalidades presentes na bandeira de Pernambuco. A exuberância de cores e texturas também faz referência a elementos do frevo e maracatu, como coroas, escudos e sombrinhas.

As pontas das asas são douradas, em referência a Oxum, orixá das águas, e no pescoço, um colar no estilo gargantilha africana. A cauda, por sua vez, traz todas as cores do arco-íris para destacar que o Carnaval é de todos. Mosaicos de espelhos confeccionados com descartes de DVDs iluminam a importância do consumo consciente.

Pinturas africanas em cor branca adornam o rosto do gigante, cuja crista passa a adotar dreadlocks, embelezados com fitas de múltiplas cores.
fonte: Jornal do Commercio.

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