sábado, 26 de março de 2022

FATOS & FOTOS - 100 ANOS DE DONA ANUNCIADA

Hoje a coluna FATOS & FOTOS destaque uma grande personalidade ibirajubense. MARIA ANUNCIADA DE NAZARÉ.

Nesta sexta-feira (25/3) DONA ANUNCIADA como é conhecida por em toda a cidade, completou 100 anos de idade, isso mesmo 100 anos.

O seu aniversário foi comemorado na Matriz de Santo Isidro com a Celebração da Santa Missa em Ação de Graças pela passagem de data tão especial. Concelebraram a missa o Padre Silvano e o Padre Joseilson, padres filhos da terra e o Padre José Adeildo Pároco da cidade, também a presença de familiares da aniversariante, que acreditamos que seja a cidadã mais velha de Ibirajuba.
A ela nossos parabéns.

Vamos conhecer um pouco Dona Anunciada.
MARIA ANUNCIADA DE NAZARÉ, nasceu no dia 25 de março de 1922, no sítio Lagoinha, município de Ibirajuba-PE. Filha do casal Luíz Valentim da Silva (Seu Lulu)  de dona Jasmelinda Maria da Conceição. Além dos seus pais, sua família foi composta de sete irmãos, sendo quatros mulheres e dois homens, ela é a terceira filha do casal.

Como qualquer criança viveu a sua infância no sitio Lagoinha. A agricultura era o principal sustendo da família. Devido a falta de trabalho e as condições humilde da vida familiar, fez com que a própria tivesse que realizar vários trabalhos. Para se manter bordava e fazia panela de barro. Foi professora particular, apesar de sua vida acadêmica se resumir as series iniciais, estudou apenas até a quarta série do ensino fundamental. Sua primeira professora se chamada Elisa e a escola funcionava em uma casa residencial.

Aos 16 anos foi embora para São Paulo pra trabalhar em casa de família e lá permaneceu por 13 anos. Depois foi para Salvador/BA e por lá permaneceu por 13 anos, trabalhando em casa de família e também no convento das Irmãs Sacramentinas, após este período foi trabalhar em Sergipe. Retornou para Ibirajuba para tomar conta de sua Irmã Maria Luiza carinhosamente chamada de Maria de Lulu onde permanece até hoje.

Uma de suas maiores alegrias foi ter visto o papa João Paulo II pessoalmente, se emociona quando fala que foi vizinha de Irmã Dulce, hoje Santa Dulce dos Pobres, inclusive sofreu um acidente de trabalho e ao chegar no hospital quem fez os primeiros procedimentos foi a própria Irmã Dulce. 
Outro grande orgulhom, foi ter conhecido Dom Helder Câmara, o mesmo veio visita-la no hospital. 

A sua vida religiosa se destaca pela sua evangelização nas famílias e pelo seu ardor missionário em levar a palavra de Deus as pessoas. Tudo isso teve início com o seu Batismo na Capela de Santo Isidro onde também recebeu pela primeira vez, a Santa Eucarístia, o Sacramento da Crisma foi realizado na cidade de Jurema. Seus serviços prestados a comunidade católica de Ibirajuba deve der um marco a ser registrado na História da nossa cidade. Nunca mediu esforços para rezar o Terço, tanto na cidade quando nos sítios, mostrando também o seu zelo e amor a Nossa Senhora a Mãe de Deus. Participou da catequese como catequista de Primeira Eucaristia aqui em Ibirajuba como também em São Bento do Una; Ministra Extraordinária da Eucaristia; foi coordenadora da Pastoral Carcerária, e ainda hoje é membra da Pastoral da Familiar. Sempre pautada na força da oração, teve a graça de ter duas irmãs religiosas, Irmã Francisca (In Memorian) da Ordem Sacramentinas, e Irma Teodora (In Memorian) da Ordem das Damas Cristãs.

Apesar de trabalhar tão duramente nunca deixou de ir a Santa Missa, onde que que estivesse trabalhando, sempre pedia aos patrões e conseguia conciliar um horário para ir à igreja sem atrapalhar o serviço. Não se cansa de dizer que a sua felicidade e força está em Cristo. E sempre está repetindo esta frase, que faz com que se torne seu lema: "Tive e tenho sempre Deus em primeiro Lugar."

MARIA ANUNCIADA DE NAZARÉ, filha ilustre de Ibirajuba, faz seu centenário de vida, de história, dedicação e amor. Amor ao Deus verdadeiro, a fonte de inesgotável, de toda essência da vida. Ele que é o alfa e o Ômega, principio e  fim, dedicação a igreja e a família, de todas as famílias, incluindo a sua, onde cuidou de 11 crianças, educando-as e ensinando-as o caminho da moral e da verdade.

Sua contribuição para Ibirajuba é seu legado exemplar, de virtudes de verdades e de amor ao próximo, como também de zelo a Santíssima Trindade. Alegramo-nos por comemorar 100 anos de vida feliz de Dona Anunciada.  
Texto: Professora Teodora Galdino 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog