Com a categoria dos bancários em campanha salarial, nesta sexta-feira os bancos paralisaram parcialmente as atividades.
Segundo o Sindicato dos Bancários de Pernambuco, cerca de 40 agências localizadas no Recife e Região Metropolitana ficaram fechadas das 10h ao meio-dia desta sexta-feira (10/8) por conta do estado de greve, deflagrado nacionalmente nessa quinta-feira (9/8). A paralisação parcial também marcou a participação dos bancários no Dia do Basta, promovido pela centrais sindicais. A defesa dos bancos públicos e do emprego deram o tom da mobilização.
Os bancários estão em campanha salarial antecipada e, na próxima sexta-feira (17/8), haverá uma nova rodada de negociações quando a categoria pode decidir por uma greve por tempo indeterminado a partir da segunda-feira (20/8). Os bancários negociam com a Federação Nacional do Bancos (Fenaban), entre outros pontos, 9% de reajuste salarial e a não terceirização de atividades como gerência e escrituração.
A presidente do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, Suzineide Rodrigues, destaca que a mobilização é de âmbito nacional e envolve diversas categorias. "Estamos lutando contra às privatizações, o desemprego, à terceirização e à reforma trabalhista que prejudicam a classe trabalhadora. Estamos trazendo a nossa luta em defesa a Caixa 100% pública, do Bando do Brasil e Bando do Nordeste, que são fundamentais para o desenvolvimento do País", afirma.
A Fenaban informou que iniciou a negociação com os bancários em junho deste ano, dois meses antes da data-base da categoria (1° de setembro), para permitir "o amplo diálogo" e apresentou propostas de repor a inflação deste ano (prevista para ficar em torno de 4%) oferecendo ainda participação nos lucros e resultados dos bancos.
Fonte/NE10.